TRANSPARÊNCIA COVID-19

Considerando os princípios constitucionais e as disposições previstas no artigo 4º, §2º, da Lei 13.979/2020, a Prefeitura Municipal de Piúma disponibiliza este Portal específico para divulgar dados referentes à COVID-19.

Perguntas Frequentes (COVID-19)

Quando eu preciso usar máscara? Pode ser de tecido?

O uso de máscaras em espaços públicos e estabelecimentos comerciais é obrigatório no município de Piúma, de acordo com o Decreto Municipal nº 2.002/2020. A orientação é de que a população mantenha o isolamento, mas caso precise sair de casa, faça o uso de máscaras de tecido. As máscaras descartáveis e N95 devem ser reservadas aos profissionais de saúde.

Quais os acessórios que preciso ter para prevenir a doença?  

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las. A limpeza de objetos ( telefones, teclados, cadeiras, maçanetas) também é indicada e pode ser feita através do álcool em gel. Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária.

Por que é recomendado o isolamento social mesmo sem ter sintomas de gripes e suspeitas da doença do coronavírus? 

As medidas não farmacológicas como o isolamento social visam reduzir a transmissibilidade do vírus na comunidade e portanto retardar a progressão da epidemia. Ações como essa, além de reduzirem o número de casos, tem o potencial de reduzir o impacto para os serviços de saúde, por reduzir o pico epidêmico. Em estudos de modelagem matemática estima-se que uma redução de cerca de 50% dos contatos entre as pessoas teriam impacto significativo no número total de casos, uma vez que reduziram o R0 do COVID-19 para próximo de 1 (um). Além disso, as medidas não farmacológicas atrasam o pico da epidemia e reduzem a altura do pico, permitindo, dessa forma, uma melhor distribuição dos casos ao longo do tempo e o esgotamento dos serviços de saúde.

Álcool líquido ou em gel 65% funciona ou só o 70%?

A recomendação prioritária é a lavagem frequente das mãos com água e sabão. Para aquele momento que não tem pia e torneira disponível pode ser o álcool em gel 70%. Lembrando que o mais eficaz é a lavagem das mãos com água e sabão, de forma correta, por 20 segundos no mínimo.

Se eu contrair a doença, como faço com meus animais de estimação? Eles devem ficar em isolamento? 

Não há evidências de que animais que fazem companhia ou animais de estimação, como gatos e cães, tenham sido infectados ou possam espalhar o vírus que causa o COVID-19. 

Além dos idosos, quais as outras pessoas vulneráveis? 

Os grupos de risco são os idosos, pessoas com doenças crônicas, transplantados, pessoas com câncer ou imunodeficiências. Estudos realizados na China indicam que crianças e adolescentes têm manifestações menos graves de coronavírus. Entretanto, recomenda-se aos pacientes acima de 60 anos, diabéticos, hipertensos, enfisematosos, renais crônicos, cirróticos, com câncer fazendo quimioterapia, portadores de lúpus, artrite reumatóide e aqueles que utilizam corticóides que permaneçam em casa, evitem aglomerações e contato físico.

E como posso proteger os idosos? 

Os idosos devem permanecer em casa, locais fechados devem ser evitados! É essencial diminuir o número de visitas. A gente sabe que é muito importante receber o carinho dos filhos e netos, mas é o momento de evitar abraços e beijos. 

Como eu faço para saber sobre os casos de Covid em Piúma?

Os casos de Covid-19 podem ser acompanhados através do Painel Covid-19 de Piúma, que apresenta as informações compiladas pela Secretaria de Estado de Saúde do Estado do Espírito Santo - SESA lançadas não apenas pelo município de Piúma, mas por todos os estabelecimentos de saúde, ou pelos Boletins Epidemiológicos divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Qual é a definição de caso suspeito?

Caso comunicado no sistema do Ministério da Saúde que se enquadra na definição estabelecida pela OMS. Lembrando: pacientes que apresentam sintomas respiratórios, como febre e tosse e viajaram para a China ou país com transmissão no território; pacientes que contataram alguém que viajou para este(s) destino (s) ou teve contato com um caso suspeito ou confirmado.

Como eu faço para saber sobre as compras emergenciais realizadas pela Prefeitura de Piúma para o enfrentamento do Covid-19?

As compras emergenciais para o enfrentamento do Covid-19 são publicadas no Painel do Covid-19 em Aquisições > Contratações Emergenciais podedo ainda serem acompanhadas através do Painel Contratações Emergenciais.

 

Portal desenvolvido e mantido por Ágape Consultoria