Prefeitura promove caminhada contra a dengue
sexta-feira, 06 de dezembro de 2019

A prefeitura de Piúma, por meio da Secretaria de Saúde – vigilância ambiental -, realizou nesta manhã do dia 06 de dezembro, uma caminhada pelas ruas da cidade com o objetivo de conscientizar toda a sociedade sobre a importância de combater e eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya.

Durante o trajeto os profissionais distribuíram cartilhas com informações importantes de como se prevenir em suas casas para um eficaz combate ao inseto.

Segundo o Secretário de Saúde, Alexandre Marconi, a caminhada é uma forma educativa de sensibilizar a população. “Precisamos sempre estar alertando o máximo de pessoas quanto a necessidade de eliminação de possíveis focos do mosquito, que são os espaços onde há acúmulo de água parada. O cidadão é o maior combatente desse inseto. São pequenas atitudes que fazem toda a diferença”, disse.

Como prevenir?
A melhor forma de prevenção é eliminar água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como vasos de plantas, latões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia - quando os mosquitos são mais ativos - proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos.

Texto: Adriana Buzzulini

Telefone: (28) 3520-1611 | E-mail: comunica@piuma.es.gov.br