Defesa Civil Estadual apoiará processo de contenção de erosão marinha na orla
terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Na manhã da última sexta-feira (19), o Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel André, recebeu representantes da prefeitura e da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Piúma (COMPDEC) e membros da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (SEDURB).

Na ocasião, a COMPDEC de Piúma solicitou apoio à Defesa Civil Estadual para dar prosseguimento ao processo de contenção de erosão marinha na orla central do Município. A orla de Piúma, assim como outras do Estado e do Brasil, vem sofrendo um processo de erosão devido a diversos fatores como fortes correntes e marés, se tornando mais intensa em decorrência da ocupação desordenada de regiões costeiras, do aquecimento global, e consequente elevação do nível do mar e de outros fatores. 

De acordo com informações da Defesa Civil de Piúma, a grave situação de degradação da orla fez com que diversos pontos do calçadão cedessem, deixando outros pontos em grave risco. O mar agitado avança a cada dia, deixando a orla sem ciclovia e calçada, fazendo com que os pedestres, ciclistas e motoristas ocupem o mesmo espaço, colocando em risco a segurança de todos.

Além dos danos causados à orla central da cidade e, por consequência, o risco à população local, o prejuízo também afeta o turismo, que é muito forte no município, principalmente no verão. Os representantes de Piúma passaram essas demandas ao governo do Estado, para que o mesmo possa avaliar um projeto para recuperação destas áreas degradadas que são tão importantes para a cidade.

Na manhã desta segunda-feira (22), a SEDURB e COMPDEC vieram até a cidade fazer a análise e mapeamento da orla para a realização da obra da nova reforma. 

 

Compartilhe:

PREFEITURA DE PIÚMA - ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Rua Anibal de Souza Gonçalves, n° 18, Ed. Milar - Acaiaca - Piúma/ES - CEP: 29.285-000
Telefone: (28) 3520-1611 | E-mail: comunica@piuma.es.gov.br