Live que contou a revolta indígena na aldeia de Rerigtiba e fundação da comunidade independente do Orobó
sexta-feira, 16 de abril de 2021

Uma live especial que contou e discutiu um dos períodos históricos de formação do Estado do Espírito Santo. A transmissão ao vivo chamada “Ecos da rebelião indígena de Rerigtiba e Orobó de 1742”, trouxe 4 especialistas que debateram sobre como e por que aconteceu esse fato histórico na região do Litoral Sul do Espírito Santo.

A transmissão foi feita pelos canais oficiais da prefeitura de Piúma (Youtube e Facebook), que apoia o projeto através da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura. Entre os debatedores estavam: Luís Rafael Araújo Corrêa, Leonardo N. Bourguignon, Henrique A. Valadares Costa e Luiz Cláudio M. Ribeiro, todos estudiosos e especialistas do tema.

Eles explicaram e deram detalhes da rebelião indígena iniciada na aldeia de Rerigtiba, atual cidade de Anchieta, acontecida em 1742, tornando-se a maior revolta da história da capitania do Espírito Santo e que deu origem a um foco de resistência independente no vale do Orobó, em Piúma.

 Os motivos da rebelião e seus desdobramentos foram os temas discutidos nessa live exclusiva e gratuita, que contou com a inscrição online e certificado emitido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFES (ProEx).

 

Para assistir a live acesse os links:

Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=PySugjrPP4Y

 

Facebook:

https://fb.watch/51bMJHRgvK/

 

 

Compartilhe:

ACESSO RÁPIDO

PREFEITURA DE PIÚMA - ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

R. Feliciano Lopes, s/n, bairro Acaiaca - Piúma, ES, 29285-000

Telefone: (28) 3520-1382
E-mail: comunica@piuma.es.gov.br



Atendimento Público

Segunda a Sexta 08:00 ás 17:00hs