Prefeitura de Piúma regulariza o Núcleo de Segurança do Paciente no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição
segunda-feira, 19 de julho de 2021

A Prefeitura de Piúma, através da Secretaria Municipal de Saúde e a Direção Administrativa do Hospital Municipal de Piúma, regularizou oficialmente o Núcleo de Segurança do Paciente no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição. O núcleo segue uma Resolução Técnica Colegiada da ANVISA de 25/07/2016, que institui ações para a Segurança do paciente em serviços de saúde e o município estava sendo notificado pela Vigilância Sanitária Estadual desde o ano de 2015 pela ausência da regularização.

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), que tem como finalidade estabelecer políticas e diretrizes de trabalho, a fim de promover uma cultura hospitalar voltada para a segurança dos pacientes, através do planejamento, desenvolvimento, controle e avaliação de programas e tecnologias, que visem garantir a qualidade dos processos na instituição.

Com a instalação, o Hospital Municipal vai aprimorar a qualidade dos serviços de saúde envolvendo ações que garantam a redução de risco de infecções hospitalares, garantindo assim maior segurança ao paciente usuário da saúde naquela instituição hospitalar e reduzir a um mínimo aceitável, o risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde.

“As iniciativas visam contribuir para a minimização de riscos e danos ao paciente, refletindo na melhoria da atenção prestada nos serviços de saúde”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, Gustavo Meyrellis.

As principais metas do núcleo incluem identificar corretamente o paciente, melhorar a segurança na prescrição, no uso e administração de medicamentos, higienização das mãos corretamente para evitar infecções e melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde.

Para a implementação do núcleo no município, foram criados uma Comissão de Farmácia e Terapêutica Hospitalar no âmbito do Hospital Municipal e outra Comissão Municipal de Controle de Infecção Hospitalar. Além disso, através da Portaria nº 38/2021, foi oficializado a criação do  Núcleo de Segurança do Paciente no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição.

O núcleo é formado por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros e outros profissionais da área de saúde. O NSP obedece às metas instituídas pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Segurança do Paciente.

Estatísticas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que danos à saúde ocorram em dezenas de milhares de pessoas todos os anos no mundo. Dados do Instituto de Medicina (IOM) dos Estados Unidos da América (EUA) indicam que erros associados à assistência à saúde causam entre 44.000 e 98.000 disfunções a cada ano nos hospitais dos EUA. Estudo realizado em 2013 com o objetivo de atualizar esses números demonstrou que a estimativa de mortes prematuras associadas a danos evitáveis decorrentes ao cuidado hospitalar estaria entre 210.000 e 400.000 americanos por ano.

Estudos recentes mostram que a incidência de Eventos Adversos (EAs) no Brasil é alta. A ocorrência desse tipo de incidente no País é de 7,6%, dos quais 66% são considerados evitáveis.

 

Compartilhe:

ACESSO RÁPIDO

PREFEITURA DE PIÚMA - ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

R. Feliciano Lopes, s/n, bairro Acaiaca - Piúma, ES, 29285-000

Telefone: (28) 3520-1382
E-mail: comunica@piuma.es.gov.br



Atendimento Público

Segunda a Sexta 08:00 ás 17:00hs