Piúma sedia o 2º Seminário Integrador da Escola da Terra Capixaba
sexta-feira, 01 de outubro de 2021

A cidade de Piúma recebeu na manhã dessa sexta-feira (01), o 2º Seminário Integrador da Escola da Terra Capixaba. A recepção do evento foi da Secretaria Municipal de Educação e reuniu representantes das cidade de Rio Novo do Sul e Vargem Alta, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social.  

Um dos principais assuntos debatidos pelo seminário, que foca nos alunos e na educação do campo, através da Escola da Terra Capixaba, foi a questão da inclusão. É isso que explica Acilmara Rabelo, uma das tutoras que trabalha no projeto, que é uma iniciativa que envolve os municípios, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a Secretaria de Estado da Educação (SEDU) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 
 
“Esse curso de aperfeiçoamento vem trazer os princípios da educação do campo com a questão da agroecologia, o direito à terra e o desenvolvimento sustentável, porque o planeta pede socorro e todos nós temos que cuidar do planeta”, explica Alcimara. 

Ainda de acordo com ela, nestes seminários são passados aos participantes de forma online e presencial, três módulos que ensinam sobre: educação do campo, povos do campo, valorização dos saberes e fazeres da terra, inclusão, interculturalidade e interdisciplinalidade. 

O objetivo é promover a capacitação dos profissionais de educação que atuam no campo. “Valorizando os saberes do homem do campo, da comunidade pesqueira, como é o caso de Piúma. Não tem como a gente conceber uma educação hoje, que não valorize os saberes e fazeres do município do qual faz parte”, relata Alcimara.

 

Fotos: Setor de Comunicação

 

Compartilhe:

ACESSO RÁPIDO

Copyright © 2021 PIÚMA - ES. Todos os direitos reservados.

Avenida Felicindo Lopes, n° 238, bairro Acaiaca - Piúma, ES, 29285-000

E-mail: comunica@piuma.es.gov.br



Atendimento Público

Segunda a sexta-feira, de 8h às 18h

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.