Conheça o Programa Saúde na Hora
quarta-feira, 08 de junho de 2022

O Programa Saúde na Hora foi lançado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS) em maio de 2019 e passou por atualizações com a publicação da Portaria nº 397/GM/MS, de 16 de março de 2020. O programa viabiliza o custeio aos municípios e Distrito Federal para implantação do horário estendido de funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o território brasileiro.
 
Dessa forma, o programa Saúde na Hora conta agora com a possibilidade de adesão em quatro tipos de formato de funcionamento em horário estendido: USF com 60 horas semanais, USF com 60 semanais horas com Saúde Bucal, USF com 75 horas semanais com Saúde Bucal e USF ou UBS com 60 horas semanais Simplificado.
 
OBJETIVO
 
O programa busca ampliar o acesso aos serviços de Atenção Primária à Saúde por meio do funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Unidades de Saúde da Família (USF) em horário estendido. O programa também prevê:
• Ofertar ações de saúde em horários mais flexíveis para a população, como horários noturno e do almoço;
• Ampliar a cobertura da Estratégia Saúde da Família, da Atenção Primária à Saúde e do cuidado em Saúde Bucal nos municípios e Distrito Federal;
• Fortalecer a gestão municipal e do Distrito Federal na organização da Atenção Primária;
• Reduzir custos em outros níveis de atenção;
• Investir mais recursos da União para Atenção Primária à Saúde;
• Diminuir filas em unidades de pronto atendimento e emergências hospitalares;
• Dar suporte aos municípios e Distrito Federal para o enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional causada pelo novo agente coronavírus (2019-nCoV).
 
FUNCIONAMENTO NO MUNICÍPIO DE PIÚMA
 
O Programa Saúde na Hora, funciona na ESF União, de segunda a sexta-feira.
A Unidade no período de 07:00 às 16:00 funciona como Estratégia de saúde da Família e após as 16:00 até as 19:00, com o Programa Saúde na Hora.
O programa conta com médico, dentista, enfermeiro e técnico de enfermagem.
São ofertados, atendimentos odontológicos, consultas médicas, vacinas, curativos, preventivos, teste rápido e aferição de PA e glicose. O programa também conta com o projeto “Funcional União”, que com a orientação de um educador físico disponibiliza aulas de funcional gratuitas a população.

 

Compartilhe:

--> -->

Copyright © 2022 PIÚMA - ES. Todos os direitos reservados.

Avenida Felicindo Lopes, n° 238, bairro Acaiaca - Piúma, ES, 29285-000

E-mail: comunica@piuma.es.gov.br



Atendimento Público

Segunda a sexta-feira, de 8h às 18h