Perguntas Frequentes

Qual o endereço da Prefeitura de Piúma?

A sede da Prefeitura de Piúma Avenida Felicindo Lopes, n° 238, bairro Acaiaca - Piúma, ES, 29285-000

Qual o nome completo do Prefeito e do Vice-Prefeito?

Prefeito: Paulo Celso Cola Pereira
Vice-Prefeito: Ezequias Ferreira do Nascimento

Como faço para falar com o Prefeito?

Para falar com a Prefeito, você deve se dirigir até a sede da Prefeitura Municipal de Piúma, (Segunda a sexta-feira), de 8h às 18h ou entrar em contato pelo telefone (28) 3520-1621.

Qual é a razão social e o CNPJ da Prefeitura?

A razão social da Prefeitura é: Município de Piúma, CNPJ: 27.165.695/0001-18.

Qual o horário de funcionamento da Prefeitura Municipal de Piúma?

O horário de funcionamento da Prefeitura Municipal de Piúma, é de 08h às 18h.

Onde consigo os endereços, telefones e horários de funcionamento dos órgãos municipais?

É somente acessar o link https://www.piuma.es.gov.br/portal/pagina/ler/90/funcionamento-da-pmp que você consegue obter os telefones, endereços, e-mail e horário de funcionamento dos órgãos que compõem a estrutura administrativa da Prefeitura de Piúma.

Qual o nome dos Secretários Municipais?

Para obter o nome dos Secretários Municipais acesse o menu INSTITUCIONAL > SECRETARIAS na Página Inicial do site ou CLIQUE AQUI.

Como faço para entrar em contato com alguma Secretaria Municipal da Prefeitura de Piúma?

As informações sobre os telefones, endereços e e-mails das Secretarias Municipais podem ser obtidas acessando o menu INSTITUCIONAL > SECRETARIAS na Página Inicial do site ou CLIQUE AQUI.

Como são publicadas as Licitações na Prefeitura de Piúma?

As licitações públicas da Prefeitura de Piúma são publicadas no Portal a Transparência da Prefeitura, em AQUISIÇÕES E CONTRATAÇÕES > LICITAÇÕES.

Para obter informações e baixar os editais das licitações acesse https://www.piuma.es.gov.br/portal/transparencia/licitacao.

Como faço para acessar a legislação municipal?

Para acessar a legislação municipal basta clicar no menu Legislação > Leis Municipais ou CLIQUE AQUI.

Qual o número de telefone da Câmara Municipal?

O número de telefone da Câmara Municipal de Piúma é (28) 3520-2100.

Quantos habitantes tem Piúma?

Segundo estimativas do IBGE, em julho/2020, o município de Piúma possui 22.388 habitantes. 
Fonte: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/es/piuma.html.

O site da Prefeitura possui acessibilidade para os Cidadão com deficiências no uso de produtos, serviços e informações disponibilizados na internet?

Sim, o site da Prefeitura de Piúma segue os padrões internacionais e governamentais de acessibilidade.
Para saber mais sobre a acessibilidade do site acesse https://www.piuma.es.gov.br/portal/acessibilidade

Como posso apresentar demandas para a Ouvidoria da Prefeitura?

As demandas da Ouvidoria podem se dar de forma presencial, eletrônica (site), e-mail, ou telefone.
Presencialmente no seguinte endereço: Rua Feliciano Lopes, nº 23, bairro Acaiaca, Piúma, ES, CEP 29.285-000, das 08h às 18h.
Telefone: (28) 3520-5243.
E-mail: ouvidoria@piuma.es.gov.br
Site da Ouvidoria: https://www.piuma.es.gov.br/portal/e-ouv.
Site do e-SIC - Serviço de Informações ao Cidadão: https://www.piuma.es.gov.br/portal/e-sic

Constatei alguma irregularidade que envolvam servidor ou Setor da Prefeitura e quero denunciar. Como posso fazer?

A Prefeitura disponibiliza ao Cidadão diversas formas de receber uma denúncia, podendo esta ser realizada presencialmente na Ouvidoria Municipal, ou através do Portal da Ouvidoria. Para acessar os Canais da Ouvidoria CLIQUE AQUI.

Consigo emitir meu IPTU online?

Sim, os Contribuintes do município conseguem fazer a emissão online do carnê de IPTU do exercício clicando AQUI, bastando informar o número da inscrição municipal do imóvel ou número do CPF/CNPJ do Contribuinte.

Como participar dos Processos Seletivos de Designação Temporária?

Os processos seletivos da Prefeitura de Piúma são feitos através do Sistema de Seleção de Designação Temporária de forma eletrônica, através do endereço eletrônico https://www.piuma.es.gov.br/portal/selecao
Neste site o candidato tem acesso a íntegra dos editais dos processos seletivos e o resultado das seleções públicas.

Como tenho acesso a Carta de Serviços da Prefeitura?

A Carta de Serviços da Prefeitura de Piúma pode ser acessada pelo endereço eletrônico https://www.piuma.es.gov.br/portal/carta-de-servico.

Como faço para reclamar de focos de mosquito?

- Pessoalmente: na Secretaria Municipal de Saúde, situada na Av. Felicindo Lopes, n.º 238, Acaiaca, Piúma/ES.
- Contato telefônico: (28) 3520-5321 e 3520-5324
- E-mail: saude@piuma.es.gov.br.

Posso podar ou cortar uma árvore em área pública/particular sem autorização?

Não. Para supressão de qualquer tipo de árvore, faz-se necessária autorização prévia do órgão ambiental competente. O Cidadão deve fazer o requerimento de autorização para poda ou corte, no Protocolo Geral da Prefeitura, situado na Av. Felicindo Lopes, n° 238, bairro Acaiaca, de 2ª a 6ª feira de 08 às 17 horas.
O Cidadão solicita o serviço; a fiscalização de meio ambiente vai até o local e vistoria a árvore, após o Cidadão deverá comparecer na Secretaria par buscar a autorização de corte e/ou poda. Quando o pedido é de árvore nativa da mata Atlântica, haverá compensação ambiental.

Qual o prazo para atendimento dos requerimentos de poda, corte e autorizações?

Previsão do prazo para execução deste serviço é de até 30 dias.

Como funciona o atendimento às denúncias de maus tratos aos animais?

A fiscalização de meio ambiente recebe a denúncia de maus tratos, via Protocolo Geral, Ouvidoria ou e-mail, faz a vistoria no local, para registrar se os maus tratos estão realmente acontecendo. Em caso positivo, aplica uma notificação e após alguns dias, retorna ao local, para verificar se houve atendimento à notificação emitida. Em caso negativo, ou, em caso de reincidência, pode ocorrer multa e encaminhamento do processo ao Ministério Público.

Sou empreendedor ou microempreendedor, onde posso ter auxílio e obter orientações sobre o meu negócio e legislação específica?

Atendimento: de Segunda à Sexta-feira - 08h:00 às 17h:00.
Endereço: Avenida Isaias Scherrer, Centro – Antigo Prédio da Prefeitura, 2º andar, Piúma/ES – CEP 29.285-000.

Como ter acesso ao Portal da Transparência da Prefeitura de Piúma?

O link para acessar o Portal da Transparência é  https://www.piuma.es.gov.br/portal/transparencia.

Quais as informações disponíveis no Portal da Transparência?

No Portal da Transparência estão disponíveis aos Cidadãos informações acerca das ações governamentais; receitas e despesas da Prefeitura; instrumentos de planejamento da gestão, como as Leis de Diretrizes Orçamentária (LDO), Lei Orçamentária Anual (LOA) e Plano Plurianual (PPA); demonstrativos exigidos pela lei de Responsabilidade Fiscal; gestão de pessoal; aquisições públicas; dentre outras informações de interesse dos Piumenses.

Quem pode acessar os dados do Portal da Transparência?

Todo Cidadão pode consultar os dados do Portal da Transparência, acessando o Portal da Transparência da Prefeitura, através do endereço informado.
Não há necessidade de senha ou autorização para acessar utilizar o sistema. O sistema tem acesso amplo e liberado, sem qualquer restrição para consulta.

Atualizado em 07/12/2022.

 

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Segunda a sexta-feira, de 8h às 18h