Turismo

Conhecer os principais pontos turísticos de Piúma é de grande importância para que você aproveite o passeio a essa bela cidade.

Com efeito, obter informações sobre o seu destino de viagem é uma atitude lógica e sensata. Isso faz parte do planejamento da viagem, assim como a antecipação de passagens e reservas de hotéis.

Quem tem costume de viajar conhece bem a importância de um bom planejamento. Pois na pior das hipóteses, se algo sair errado será por um acidente, mas não por um descuido seu.

Essas são dicas de viagem que todos os viajantes usam porque decerto que funcionam. Por isso, se vai à Piúma, leia esse artigo para saber quais os principais pontos turísticos de Piúma.

 

Principais pontos turísticos de Piúma

Conhecer Piúma, também chamada de Cidade das Conchas, pode ser tanto uma aventura quanto um sossego. Você tem o direito e as opções para escolher de acordo com o seu gosto.

Piúma é uma cidade pequena, mas cheia de atrações para os visitantes. A extensão de suas várias praias chega a oito quilômetros.

Além disso, há o Monte Aghá e mais quatro ilhas, se contarmos com a Ilha dos Franceses. Essa ilha, assim como o monte, está em território da vizinha Itapemirim. Veja então os principais pontos turísticos de Piúma.

 

Monte Aghá

O Monte Aghá é o cartão de visita de Piúma. A subida ao topo do monte oferece uma visão de 360º de belezas naturais variadas. Nesse sentido, você vai ver tanto a bela planície do Orobó quantos as praias de Piúma e Itapemirim.

Além disso, também é possível admirar as ilhas e as cidades mais próximas de Piúma. Portanto, não é de estranhar que o Monte Aghá seja um dos principais pontos turísticos de Piúma.

O monte de ver Deus é o significado de Aghá na língua dos índios que habitaram a região. Pela beleza da paisagem vista lá de cima é fácil concordar com o nome.

A beleza do monte está não apenas no topo, mas também na subida. De fato, você vai poder admirar as orquídeas e bromélias próprias da região de mata.

 

Prainha

A prainha é o local ideal para um piquenique, uma vez que lá não existem barracas. Por isso é preciso levar seus próprios alimentos e bebidas

No entanto, suas águas claras e mansas, assim como a beleza da vegetação garantem a qualidade do passeio.

Além disso, a praia conta com belas formações rochosas que oferecem um ambiente tranquilo que agrada a todos os visitantes.

 

Praia Doce

A Praia Doce é o local de onde os barcos saem para o mar, uma vez que Piúma é também uma colônia de pescadores.

Em alguns poucos períodos do ano é possível tentar pegar algumas ondas de surf no mar mais aberto.

A praia fica na Boca da Barra, o local de encontro com o rio Novo, outra atração de Piúma.

 

Praia de Piúma

Essa é a praia mais frequentada das praias de Piúma. Por isso conta com uma estrutura de atendimento melhor, já que é mais próxima da cidade. 

Desse modo, tudo está pertinho. Conheça os restaurantes, os bares e os quiosques da orla de Piúma.

Na Praia de Piúma você vai saber o motivo da cidade ter o carinhoso apelido de “Cidade das Conchas”.

De fato, toda a faixa de areia está coberta por milhares de pequenas e belas conchas. E atenção porque é difícil encontrar duas iguais.

 

Praia Acaiaca

A Praia Acaiaca segue o mesmo padrão de beleza das demais praias de Piúma.

As águas mansas e levemente mornas garantem segurança ao banho, principalmente para as crianças.

Uma vantagem é que a praia está bem de frente com as ilhas do Meio, dos Cabritos e do Gambá. Desse modo, você vai ter uma bela paisagem para admirar.

Além disso, é de lá que você pode caminhar até a Ilha do Meio durante a maré baixa.

 

Praia Corujão

Na Praia Corujão você pode escolher ou os quiosques que estão por toda a praia, ou simplesmente sentar à sombra das amendoeiras e coqueiros.

De todo modo você vai relaxar ao observar o belo visual das ondas leves deslizando acima da areia macia e dourada das praias de Piúma.

Desse modo, a Praia Corujão cumpre seu papel de oferecer ao visitante um local cheio não só de belezas naturais, mas também de calma e sossego.

 

Praia Maria Neném

A Praia Maria Neném é um pouco afastada e por isso é ideal para um piquenique. A orla é cheia de coqueiros e amendoeiras, portanto não falta sombra.

Além disso, não existem barracas ou quiosques onde comprar, por isso é preciso ir abastecido com bebidas e alimentos.

Lá você pode praticar o Kitesurf já que as ondas são ligeiramente agitadas, mas não ao ponto de oferecer qualquer perigo.

 

Praia do Portinho

Também conhecida como Pau Grande, a Praia do Portinho conta com quiosques e fácil acesso.

Assim sendo, é uma ótima opção para relaxar à sombra das árvores nativas que oferecem tanto a sombra quanto a beleza natural.

A Praia do Portinho é menos frequentada e por isso oferece privacidade e tranquilidade aos visitantes.

 

Ilha dos Cabritos

Em apenas quinze minutos de um belo passeio nas calmas águas você chega à Ilha dos Cabritos. Você pode escolher ou o banana boat ou as escunas e barcos maiores que atracam na ilha.

As embarcações fazem o passeio a partir da ilha do Gambá, bem como de Piúma, na praia do Corujão. Só o passeio já paga a viagem, mas você pode desembarcar e passar o dia na ilha.

A ilha é coberta por uma vasta vegetação de rara beleza, em virtude da conservação da mata nativa.

 

Ilha do Meio

Com a maré cheia você vê a Ilha do Meio e pode ir de barco. Entretanto, quando a maré está baixa você tem apenas que andar até a ilha, que está a quinhentos metros de distância.

Só esse fator já coloca a Praia do Meio entre os principais pontos turísticos de Piúma. Mas lá e ideal também para a pesca de arremesso assim como para a prática de mergulho.

O mar é calmo, ideal para as crianças brincarem sem perigo. Além disso, há a visão das ilhas do Gambá e dos Cabritos, uma de cada lado da Ilha do Meio.

 

Ilha do Gambá

A Ilha do Gambá reúne as mesmas qualidades de suas vizinhas. Desse modo, você pode caminhar tanto nas trilhas quanto nas águas tranquilas da Ilha. Além disso, o mergulho e a pesca também são praticados na ilha.

Pelas trilhas da ilha você chega em sua parte mais alta, a fim de contemplar um belo pôr do sol que acontece no conjunto das três ilhas.

O Monte Aghá também se faz presente, bem como as praias de Piúma. Tudo junto em uma paisagem digna de um dos principais pontos turísticos de Piúma.

 

Feiras do Sol e do Artesanato

Com o fim de divulgar e vender seu artesanato Piúma conta com duas feiras diferentes. A Feira do Sol faz parte do calendário da programação turística da cidade.

Sendo assim, a feira tem projeção nacional e acontece no período de alta temporada, quando hotéis e pousadas estão lotados. Nesse período a população da cidade pode ficar quatro vezes maior.

Artesões e vendedores ambulantes de várias partes do Brasil comparecem para expor os mais diversos tipos de artesanato, bem como outros artigos.

Por outro lado acontece a Feira de Artesanato, que é uma atividade de rotina dos artesões e comerciantes da cidade e funciona diariamente.

O destaque é para os produtos que os artistas fazem com os diferentes modelos de conchas que eles catam nas praias de Piúma. Não se esqueça de que falamos da Cidade das Conchas.

Como em toda feira, não podem faltar as barracas com as guloseimas e as comidas típicas regionais.

Desse modo, nas duas feiras você encontra tanto os objetos para lembranças e de uso pessoal quanto os saborosos pratos tradicionais da cozinha local.

 

FONTE: www.piuma.com.br

 

 

Compartilhe:

--> -->

Copyright © 2023 PIÚMA - ES. Todos os direitos reservados.

Avenida Felicindo Lopes, n° 238, bairro Acaiaca - Piúma, ES, 29285-000

E-mail: comunica@piuma.es.gov.br



Atendimento Público

Segunda a sexta-feira, de 8h às 18h